Área na Bacia do Rio Doce protegida da Cenibra, onde a empresa de papel e celulose promove a reintrodução de aves silvestres ameaçadas via Projeto Mutum, desenvolvido desde 1990. Realizado em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), por meio de um acordo de cooperação técnico-científica, já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii), do macuco (Tinamus solitarius), da capoeira (Odontophorus capueira), do jaó-do-sul (Crypturellus n. noctivagus), do inhambuaçu (Crypturellus obsoletus), do jacuaçu (Penelope obscura bronzina) e da jacutinga (Aburria jacutinga).
Segundo a Cenibra, 500 aves já foram reintroduzidas em seu habitat natural, e mais de 340 filhotes nascidos em vida livre já foram registrados durante monitoramentos em campo. Estima-se que o número de filhotes seja expressivamente maior, pelo fato das matas da RPPN Fazenda Macedônia, onde fica a sede do projeto, serem conectadas a outras áreas preservadas pela empresa, o que possibilita dispersão das aves.
Amda, setembro de 2023
Saiba mais
- “RPPN Fazenda Macedônia, exemplo de responsabilidade socioambiental” – divulgação da Cenibra, 14/2/2022
- “Projeto Mutum comemora 33 anos com soltura de aves na natureza” – Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), 18/9/2023
Localização:
Telefone: