A comunidade da reserva privada começou a implantar em 2022 um viveiro de mudas de espécies do Pantanal, após capacitação do Instituto Homem Pantaneiro. Ela também recebe apoio técnico da Restaura Consultoria Ambiental.
As mudas foram utilizadas na restauração de 30 hectares de áreas atingidas pelos incêndios de 2020 na Serra do Amolar, que teve cerca de 97% da sua área queimada. Entretanto, vale notar que cerca de 15 hectares da área recuperada na reserva privada foram destruídos nos incêndios de 2024.
Durante a capacitação, as biólogas Letícia Koutchin Reis e Maria Luciana Zequim, da Restaura, ensinaram a equipe como identificar espécies importantes da região, qual o período elas produzem frutos e sementes, como deve ser realizada a coleta de sementes e como elas devem ser armazenadas até o plantio.
Midiamax, maio de 2022
As ações de capacitação da comunidade e recuperação das áreas fazem parte do projeto “Mitigação dos efeitos dos incêndios de 2020 e prevenção contra novos incêndios na Serra do Amolar, Pantanal”, aprovado no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre) através da Chamada de Projetos 01/2021 do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).
Saiba mais
- “Comunidade de MS vai produzir mudas nativas em viveiro doado por atriz e recuperar Pantanal” – artigo de Fábio Oruê no portal Midiamax, 17/5/2022
- “Área de recuperação no Pantanal dos incêndios de 2020 são destruídas por 4 horas de fogo” – Rodolfo César, Correio do Estado, 25/10/2024
Localização: