Iniciativa que visa fomentar a produção sustentável de plantas medicinais e nativas da Mata Atlântica. Ela é desenvolvida pela Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil), entidade que trabalha desde 2007 com capacitação para redução da pobreza e desenvolvimento comunitário.
Ela apoia quatro organizações que já desenvolvem esta atividade em diferentes estados: Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco), de Chapecó/SC; Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais (Cooplantas), de Itaberá/SP; Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), de Curitiba/PR; e a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares Quilombolas de Cangula, de Alagoinhas/BA.
Para Jéssica Nobre, coordenadora do projeto, a iniciativa é importante para o fortalecimento de plantas medicinais no Brasil. “As ações do projeto, como a prestação de assistência técnica, implantação de quintais produtivos, sistemas agroflorestais, cursos de boas práticas sustentáveis, plantio de ervas medicinais e árvores nativas, visam o enriquecimento das áreas de florestas, equilibrando o ecossistema e conservando a biodiversidade”, explica.
Oeste Mais, fevereiro de 2024
Saiba mais
Localização: