Iniciativa da Fundação de Pesquisa e Extensão de Sergipe/ Fapese, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe/ UFS e a Petrobras, desenvolvida entre 2019 e 2021 com a finalidade de promover a segurança hídrica na bacia do rio Sergipe, especificamente nas comunidades ribeirinhas de Bom Jesus e Pedra Branca, em Laranjeiras.
Ele envolveu mais de 6 mil pessoas em suas ações de educação ambiental, entre estudantes e professores, pescadores e gestores públicos, dentre outros. Juntos, eles promoveram a restauração de 11,4 hectares de Mata Atlântica com o plantio de mais de 10 mil mudas nativas.
Concebido inicialmente como um curso de extensão universitária da UFS, o Projeto Azahar atuou em quatro eixos: monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisa científica. Foi feito um diagnóstico das áreas degradadas e cercamento de áreas a proteger no curso do rio Cotinguiba.
A iniciativa também formou 56 especialistas, professores da rede pública e outras pessoas da comunidade, para atuar como multiplicadores.
A atividade de restauração florestal contou o apoio da Prefeitura de Laranjeiras e da Usina São José de Pinheiro.
Saiba mais
- “Projeto Azahar: mata ciliar do Rio Cotinguiba recebe 10 mil mudas em Laranjeiras” – artigo no FaxAju, 24/08/2020
- “Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica em Laranjeiras” – portal Infonet, 15/7/2021
- “Seminário Água e Cultura SE marca encerramento do Projeto Azahar” – Débora Melo para o portal Faxaju, 9/11/2021
- “Azahar, a COP 26 e o chiste mundial” – artigo de Antenor de Oliveira Aguiar Netto, coordenador geral do projeto, Infonet, 18/11/2021
Localização: