Projeto Água Viva

Iniciativa desenvolvida pelo biólogo Marcelo Gordo, professor da Universidade Federal do Amazonas/ UFAM, e o fotógrafo Mário Barila Filho, no âmbito do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-Coleira, desenvolvido pelo governo federal por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

APA Sauim-de-Manaus

Em 2023 a iniciativa atuou na recuperação do Igarapé Goiabinha, na Área de Proteção Ambiental, em Manaus. Ela previa o reflorestamento com mudas do viveiro da UFAM. Também serão construídas passarelas sobre vias públicas interligando a copa das árvores, para evitar atropelamentos.

Pantanal

O Projeto Água Viva promoveu em meados de 2024 a implantação de um viveiro para produção de mudas de espécies do Pantanal, num assentamento próximo a Bonito/MS.

O local será o berço de mudas frutíferas e silvestres, especialmente de Manduvi, também conhecida como amendoim-de-bugre ou amendoim-de-arara, muito procurada pelas araras azuis que instalam seus ninhos nas cavidades do tronco e se alimentam das sementes. “Manduvi é fundamental para a preservação da ave. Porém, a quantidade de árvores dessa espécie vem diminuindo com as queimadas e é importante recuperar o número de árvores essa espécie.

Isto É, agosto de 2024

Anteriormente, em 2019, o projeto havia doado cerca de 1.000 mudas ao ICMBio para restauração do Rio Perdido, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.