Programa Olhos D’água

Iniciativa premiada de extensão ambiental do Instituto Terra que visa restabelecer as fontes de água e fomentar o desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Doce. Desenvolvido desde 2010, ele tem como meta proteger milhares das mais de 300 mil nascentes da bacia. Ele já contabiliza perto de 2 mil nascentes em processo de recuperação e mais de 1 mil produtores rurais atendidos pelo programa em 29 municípios no Vale do Rio Doce, sendo 21 em Minas Gerais e o restante no Espírito Santo.

Ele passa pelo viés da educação ambiental, mobilizando as comunidades rurais e envolvendo o poder público e o Comitê de Bacia nos municípios atendidos. O programa tem o pequeno produtor rural como grande parceiro, que precisa cadastrar as nascentes de suas propriedades e assinar um termo de compromisso tornando-se parceiro do projeto.

A partir desse ponto, são feitos mutirões, também envolvendo os produtores, para cercar os olhos d’água, com os insumos sendo fornecidos pelo programa, que também doa as mudas de espécies de Mata Atlântica, para permitir o reflorestamento das áreas de entorno das nascentes.

Ao se comprometer com a proteção das nascentes, os produtores rurais são estimulados, por meio de capacitação, a adotar técnicas sustentáveis no uso do solo, diminuindo o impacto das atividades agrárias e de pecuária nas nascentes dos rios.

O projeto contempla ainda a realização de diagnósticos da situação ambiental das propriedades rurais beneficiadas pelo projeto, visando conhecer a situação atual do uso e ocupação do solo e ao mesmo tempo indicando as necessidades de adequação ambiental para conservar a nascente.

Saiba mais

Localização:

Vale do Rio Doce/MG e ES