A Pequi é uma entidade que atua desde 2000 com a conservação do Cerrado por meio da valorização de povos e saberes tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade. Hoje atua sobretudo com restauração ecológica ou produtiva de áreas degradadas, manejo do fogo e fomento ao extrativismo sustentável em vários estados.
Desde 2021 a entidade promove projetos de implantação de Sistemas Agrocerratenses (a versão adaptada para o Cerrado dos Sistemas Agroflorestais) em parceria com o WWF e outros parceiros locais. Primeiro o modelo foi usado em 3,5 hectares em assentamentos de reforma agrária no Distrito Federal e depois em mais 2 hectares em quatro estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Para a bióloga Ana Clara Nunes Amorim, diretora-presidente da Pequi (Pesquisa e Conservação), organização parceira do projeto, a iniciativa resulta em vantagens ecológicas, como o retorno da água. “Essa metodologia é preparada para ser mais produtiva a longo prazo, oferecendo a oportunidade dos produtores se vincularem com esses sistemas, baseados em espécies agronômicas que eles já se produzem. É uma excelente alternativa econômica.”, afirma.
WWF/ eCycle – março de 2022
Ela também promoveu um estudo de avaliação do projeto de restauração da Chapada dos Veadeiros.
Saiba mais
- Pequi
- “Com o uso de espécies nativas, Sistemas Agrocerratenses fortalecem agricultores familiares e a geração de renda” – artigo de Daniely Lima – eCycle/ WWF, 25/3/2022
Localização:
Telefone:
E-mail: