Parque Nacional do Catimbau

O Projeto Ecológico de Longa Duração Sítio Parque Nacional do Catimbau (Peld Catimbau), conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), inclui uma série de pesquisas sobre a restauração ecológica e sustentável da Caatinga. Eles replicaram técnicas testadas com sucesso por pesquisadores do Laboratório de Ecologia da Restauração (LER), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na Floresta Nacional de Açu.

A unidade de conservação também mantém um arboreto especializado em Caatingas de areia e Matas secas, que produz mudas para o enriquecimento da biodiversidade da unidade de conservação. Entre as espécies plantadas estão angicos, barrigudas, cedros, cumarus, embiratanhas, imburanas, jatobás, sucupiras e timbaúvas.

Saiba mais

  • Facebook
  • Instagram
  • “ICMBio adquire propriedade que oferece apoio logístico ao Peld-Catimbau” – divulgação do Peld-Catimbau – 21/8/2020 (link quebrado)
  • “Arboreto da flora nobre das Caatingas de areia e Matas secas é criado no Parque Nacional do Catimbau” – divulgação do PELD Catimbau, 27/7/2020 (link quebrado)
  • “Um método eficaz para reflorestar a Caatinga” – artigo de Luis Patriani no Portal eCycle – 29/4/2021

Localização:

Parque Nacional do Catimbau/PE