A maior unidade de conservação de proteção integral catarinense é objeto de iniciativas de restauração promovidas pelo governo estadual e de um projeto de compensação pelas obras do Contorno Rodoviário da Grande Florianópolis.
- O Instituto do Meio Ambiente (IMA), agência ambiental de Santa Catarina, tem atuado na restauração de uma área do parque devastada por um incêndio em 2019. Segundo fontes oficiais, foram retiradas espécies invasoras, houve plantio de espécies nativas que não haviam crescido novamente e implantação de equipamentos de controle de incêndios.
- O projeto de compensação do Contorno Rodoviário vem sendo conduzido pela SPVS desde 2016 em parceria com a concessionária Arteria Litoral Sul.
A determinação legal do Ibama para a concessionária era a recuperação de 83,26 hectares de espécies da flora nativa da região. No entanto, o projeto técnico de restauração elaborado pela SPVS permitiu que a área recuperada fosse 4,2 vezes maior, totalizando 350 hectares de vegetação nativa. As ações de restauração ecológica acontecem na região da Baixada do Maciambu, área localizada dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça/SC.
As ações estão previstas até 2023 e tem potencial para serem expandidas para outras áreas degradadas do Parque.
Saiba mais
- SPVS
- “Saiba como Santa Catarina se prepara para a Década da Restauração de Ecossistemas” – NSC Total, 20/6/2021
Imagens:
- Campos no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro por João Bastista Gonçalves Lostada/Wikipedia
Localização: