Organização dos Povos Indígenas Cassupá e Salamãi

A OPICs, composta por 14 famílias que moram no perímetro de Porto Velho/RO, estão implantando um sistema agroflorestal comunitário em parceria com a Ação Ecológica Guaporé, o Instituto Socioambiental e Redário.

Presidente da OPICS, Selmo Cassupá de Sousa vê no projeto, além da reconversão produtiva da área, a possibilidade de geração de alimento e renda para as famílias da comunidade. Ele conta que, devido a limitação do tamanho da área, a maioria dos moradores acabam tendo trabalhos informais fora da comunidade como fonte de renda. “E isso aqui [o SAF] vai ajudar muito na geração de renda e alimentos para essas famílias. A gente espera daqui já alguns meses poder colher os frutos daqui, poder ajudar na alimentação e vender”, projeta. […]

Além disso, a expectativa é de que a comunidade possa colher cerca de 500 quilos das sementes de feijão de porco daqui a cerca de cinco a seis meses. “E essa produção será totalmente adquirida pela Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônia (RESEBA), uma iniciativa da Ecoporé para dar suporte a restauração de ecossistemas por meio da semeadura direta”, finaliza Ferronato.

Gente de Opinião, dezembro de 2023

Saiba mais

Localização:

Porto Velho/RO