Nestlé

A multinacional do setor alimentício desenvolve algumas iniciativas de restauração ecológica.

Programa Global de Reflorestamento

Iniciativa lançada pela matriz em 2024, com duração prevista de 30 anos. No Brasil, ele prevê o reflorestamento de 4 mil hectares de Cerrado e Mata Atlântica em Minas Gerais, com o plantio e manutenção de 6 milhões de árvores. As áreas ficam em propriedades produtoras do leite empregado pela empresa.

O produtor, que participar do projeto, receberá setenta e cinco dólares por hectar disponibilizado e, se necessário, realizará instruções de manuteção dadas pelos gestores.

“O produtor tem interesse em participar do projeto porque consegue readequar, legalmente, uma área até então degrada, sem custo algum. Na prática, ele sede o terreno e nós cuidamos do resto”, diz [Marcelo] Melchior [, CEO da Nestlé no Brasil].

Exame, junho de 2027

O projeto será conduzido pelo Instituto Espinhaço.

Mucilon: Cuidando do Planeta para o Seu Filho

Campanha lançada em 2020 para plantar 3 milhões de árvores na América Latina, incluindo 1 milhão no sul da Bahia. A estimativa original previa o plantio das primeiras 500 mil naquele mesmo ano.

A ação seria conduzida a parceria com a instituição internacional One Tree Planted, que está coordenando o projeto com as ONGs brasileiras Natureza Bela, Programa Arboretum e Organização de Conservação da Terra. A área reflorestada é formada por parques nacionais, além de áreas de Reserva Legal, de proteção permanente, de proteção ambiental, e comunidades indígenas.

O objetivo é atingir aproximadamente 1.200 hectares de mata reflorestada, além de restaurar mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas que estão em risco de extinção. A lista de espécies contempla mudas de pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba, caroba branca, araribá, boleira, sapucaia e palmito juçara, entre outras.

A iniciativa também visa promover o desenvolvimento local, com a geração de empregos na cadeia de restauração.

Saiba mais

Localização:

Sul da Bahia