Instituto Pacto pelas Águas Capixabas

O IPAC, criado em 2018, visa articular parcerias público-privadas que levem à conservação e recuperação das águas na região Sul do Espírito Santo. Ele oferece assistência técnica, materiais e, em alguns casos, pagamento por serviços ambientais a propriedades rurais.

Seu projeto-piloto, de revitalização da bacia de Linda Aurora, no município de Atílio Vivacqua, recebeu o nome Águas da Nossa Comunidade. É uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Universidade Federal do Espírito Santo e várias empresas. A prefeitura instituiu, através de legislação específica, o Pagamento por Serviços Ambientais para aqueles produtores que aderiram ao projeto, que também recebem mudas nativas e insumos para o cercamento das nascentes,  áreas de recarga hídrica, matas ciliares e assistência técnica.

 No início eu fiquei meio acanhado, mas vi que o intuito não era me tomar terras, mas sim que eu contribuísse para um bem maior. A gente tem o dever de preservar as nascentes para que no futuro os nossos filhos possam ter aquilo que estamos correndo atrás hoje.

Depoimento de Fernando de Abreu, um dos proprietários de Atílio Vivacqua que aderiu ao programa, em artigo publicado na Gazeta online.

A segunda cidade beneficiada foi Mimoso do Sul, numa parceria com a Escola Família Agrícola Belo Monte do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes). O projeto Águas de Santa Marta visa a recuperação do Córrego Santa Marta e de 137 nascentes, implantar  dez unidades de referência de sistemas agroflorestais e construir 106 fossas sépticas nas residências rurais da micro bacia. A restauração é realizada com isolamento das áreas degradadas com arame farpado e plantio de mudas nativas.

O Pacto pelas Águas também estabeleceu uma parceria com o Instituto Espinhaço e o governo do Espírito Santo para fazer intervenções na bacia do Rio Itapemirim.

Saiba mais

Localização:

Rua Costa Pereira, 88, sala 202, Sumaré - Cachoeiro de Itapemirim/ES

Telefone:

(28) 3027-2706