Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Pesquisadores e estudantes do campus Rio Pomba estão trabalhando com um grupo de produtores da região num projeto demonstrativo de restauração na Zona da Mata. O grupo já restaurou dois hectares de áreas de preservação permanente antes ocupadas por pastagens, utilizando três formas diferentes de restauração: a regeneração natural assistida, o plantio direto de mudas e a implantação de um sistema agroflorestal.

 A unidade demonstrativa é parte de um contexto maior, de ampliação das ações de restauração na Zona da Mata de Minas Gerais, a partir da experiência do Plano Conservador da Mantiqueira, iniciativa pioneira de pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais.

Mais interessante que os dois hectares restaurados em si foi o processo participativo que levou à implementação dessa área de restauração, que teve grande envolvimento de vários atores importantes da restauração na região. Alguns exemplos: a área foi cedida pelo Instituto Federal, os alunos ajudaram com a mão de obra, houve doação de recursos por parte do Instituto Estadual de Florestas (IEF), os arranjos dos métodos de restauração foram elaborados de forma coletiva entre WRI Brasil, The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), e empresas locais contribuíram com insumos. Essa articulação e trabalho em conjunto, com cada um contribuindo, foi fundamental para o sucesso da experiência.

WRI/ eCycle, Fevereiro de 2022

Uma segunda unidade demonstrativa deverá ser implantada no município de Viçosa.

Saiba mais

Localização:

Rio Pomba/MG