A Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Araripe desenvolve vários projetos com componentes de restauração ecológica na Chapada do Araripe.
Dentre eles:
- Projeto Bem Diverso
- Projeto GEF Terrestre – Semeando conhecimento na Caatinga para o fortalecimento das cadeias produtivas associadas à recuperação da biodiversidade.
Pomares da Caatinga
Lançado no início de 2023, ele visa fortalecer atividades produtivas com viés de restauração ecológica. Através de um Arranjo Produtivo Local, ele produzirá mudas e comercializará produtos derivados da biodiversidade local. Ele prioriza a recuperação de áreas protegidas e nascentes. Ao longo de 36 meses iniciativa deverá implantar dois viveiros florestais para a produção de 500 mil mudas nativas que serão plantadas em municípios cearenses e pernambucanos da Chapada do Araripe, numa área de transição entre a Caatinga e o Cerrado. Ele também prevê a restauração de 50 nascentes. Até março de 2024 o programa já estava sendo implantado em Crato, Jardim, Barbalha, Salitre, Porteiras, Campos Sales e Várzea Alegre.
Saiba mais
- Fundação Araripe
- Projeto Rural Sustentável Caatinga
- Projeto GEF Terrestre/ Fundação Araripe
- “Funbio divulga os selecionados para a chamada 01/2021 do projeto GEF Terrestre” – Funbio, 30/11/2021
- “Fundação Araripe lança projeto de recuperação ambiental, em Juazeiro do Norte” – Diário do Nordeste, 25/2/2023
- “II Oficina em produção de mudas reúne povos e comunidades tradicionais no Cariri” – Governo do Ceará, 13/12/2023
- “Sema, Fundação Araripe e municípios do Cariri realizam plantio de nativas em APP, com participação dos AJAs” – Sema, 4/3/2024
- “Várzea Alegre firma parceria com Fundação Araripe” – Jornal do Cariri, 19/3/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: