Projeto desenvolvido pelo Governo de Sergipe em parceria com a comunidade do entorno do Monumento Natural Grota do Angico com o objetivo de formar coletores de sementes e viveiristas.
Ele implantou um banco de sementes e o Viveiro Caatinga Sempre Viva, para apoiar a restauração na unidade de conservação estadual.
Para a gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Barreto, a consolidação do projeto, único no Nordeste, é um marco para as atividades do Mona Grota do Angico. “Além de investir na recuperação florestal e áreas degradadas da unidade, o projeto Elos da Caatinga proporciona o fortalecimento da gestão participativa, que é um dos objetivos de uma unidade de conservação. Então, tivemos uma capacitação que envolveu técnicas para coleta de sementes, semeadura, recuperação, todo tipo de manejo que é dado a uma semente no viveiro, até a produção da muda”, explicou, acrescentando que os participantes também passaram por formação em rede de negócios. “Para que eles possam replicar esse projeto e ter um fonte de renda com a venda das mudas”.
Governo de Sergipe, julho de 2023
A iniciativa durou 18 meses e foi encerrada em meados de 2023. Ela foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e o Instituto de Desenvolvimento Vale do Cotinguiba (Idesa-SE).
Saiba mais
- “Semac e Idesa certificam viveiristas e coletores de sementes em ação pioneira no Nordeste” – Governo de Sergipe, 13/7/2023
- “Ações de combate à desertificação na Caatinga são destaques no Monumento Natural Grota do Angico” – Governo de Sergipe, 26/4/2024
Localização: