O casal de jornalistas está restaurando um lote de meio hectare em Altamira/PA utilizando a técnica de muvuca, sob orientação do Instituto Socioambiental.
Em artigo no diário britânico The Guardian, Watts detalhou a experiência, como o casal enfrentou as dificuldades técnicas, e o contexto político, econômico e climático em que seu projeto de restauração se insere.
A muvuca fazia sujeira, mas era divertida. Por vários dias, cortamos a terra laranja com picaretas e pás para criar um quadriculado de buracos rasos, com cerca de 1 metro de espaçamento. Daí misturamos milhares de sementes de mais de trinta variedades de plantas, colocando um punhado em cada buraco, cobrindo-as com terra e esperando a estação chuvosa fazer o trabalho mais pesado, a germinação.
No segundo ano, o terreno estava coberto de arbustos na altura da cabeça, cheio de vagens com sementes vermelhas brilhantes de urucum, que criava uma copa leve que oferecia sombra e abrigo para as árvores maiores, que começavam a brotar: o ipê, fino e elegante, cajus com folhas exuberantes, sumaúma e seus espinhos, a manga com as suas peculiaridades.
The Guardian, agosto de 2023 [tradução do Projeto Nova Mata]
.
Saiba mais
- “‘More in hope’: lessons from our tiny reforestation scheme in the Amazon” – Jonathan Watts, The Guardian, 3/8/2023 (em inglês)
Localização:
Espécies com que trabalha: