A Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre é uma entidade de viés científico que atua desde 1987 na conservação, reprodução e reintrodução de várias espécies de aves, como o mutum-do-sudeste, o mutum-de-alagoas e a jacutinga.
Para realizar a soltura, os integrantes da Crax procuram seguir um método que proporcione tranqüilidade e conforto às aves. Abrigam os animais em sacos de plástico e caixas de papelão, com o objetivo de protegê-los durante o transporte. O trajeto até o local onde será feita a reintrodução é percorrido no período da noite, momento em que as aves estão mais calmas – na maioria das vezes dormindo. Se chegam ao destino antes do amanhecer, esperam os primeiros raios de sol para iniciar o processo, sempre buscando o bem-estar dos bichinhos. Na área de soltura os animais contam com um viveiro apropriado, local onde ficarão em adaptação por até 30 dias. “Procuramos sempre reintroduzir pássaros jovens, com pouquíssimo tempo em cativeiro. Assim, não se acostumam aos criatórios e ficam mais preparados para enfrentar os perigos de fora”, explica o vice-presidente da Crax, James Simpson.
O Eco, julho de 2006
Ela desenvolve o Projeto Mutum – Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção, uma parceria iniciada em 1990 com a indústria de papel Cenibra, com foco sobretudo na reintrodução do mutum-do-sudeste na RPPN Fazenda Macedônia, em Ipaba/MG.
Saiba mais
- CRAX
- “Criados para a liberdade” – Aline Ribeiro, O Eco, 7/7/2006
- “Quantas espécies de aves e mamíferos foram salvas da extinção nos últimos 30 anos?” – reportagem de Suzana Camargo, Mongabay, 17/12/2020
- “Projeto Mutum comemora 33 anos com soltura de aves na natureza” – Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), 18/9/2023
Localização: