Empresa dedicada à gestão, controle e monitoramento de ecossistemas costeiros. Ela desenvolve, em parceria com a Universidade Federal da Bahia/ UFBA e o Instituto de Pesca Artesanal, o projeto Corais de Maré de capacitação de jovens e marisqueiras para que promovam a restauração de recifes de corais.
A ação tem como principal objetivo recuperar estoques pesqueiros que sustentam as populações locais, aumentando também a resiliência do ecossistema. O método foi criado durante uma outra ação, a de controle do coral-sol, espécie invasora que causa danos à biodiversidade nativa.
Incrustrada em plataformas de petróleo e navios, o coral indesejável é extraído por mergulhadores e usado na construção de sementeiras onde são fixadas mudas de corais nativos implantados nos recifes. Até o momento, o projeto já criou mais de mil berçários na região da ilha de Maré. “A ideia é o método ganhar escala e se transformar em política pública”, deseja Zé Pescador [apelido de José Roberto Caldas, CEO da startup].
Alô Alô Bahia/ Valor Econômico, abril de 2024
A iniciativa recebeu em 2025 o prêmio Bahia Sustentável, da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia.
Saiba mais
- Carbono 14
- “Contra branqueamento, startup baiana capacita e restaura recifes de corais na ilha de Maré” – Alô Alô Bahia/ Valor Econômico, 22/4/2024
- “Startup celebra BTS com realização de Oficina de Restauração de Corais na Ilha de Itaparica” – Notícia Livre, 29/10/2024
- “Projeto que recupera corais nativos da Baía de Todos-os-Santos vence premiação” – Tribuna Online, 30/1/2025
Localização:
Telefone: