Caminho da Mata Atlântica

O CMA é uma entidade de fomento à conservação da Serra do Mar ao longo da trilha de mais de 4 mil quilômetros que conecta o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.

Ela está implementando, junto com o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), o projeto No Caminho da Mata Atlântica: Restaurando Paisagens e Fortalecendo Cadeias Produtivas Locais no Mosaico Central Fluminense. Ele prevê o plantio de 63 mil mudas de 224 espécies nativas, provenientes de viveiros da região. As áreas selecionadas ficam nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Macaé, Nova Friburgo, Silva Jardim, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

A iniciativa faz parte do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, que atua na Bahia, no Paraná, no Rio e em São Paulo, com R$ 28 milhões para restaurar 3.092 hectares em 2023.

— Se eu pudesse definir o Caminho em uma palavra, seria resiliência. As ações visam preparar os territórios em um contexto sistêmico, pensando a paisagem, o social, o ambiental e o econômico. É possível gerar renda, fazer turismo de forma ordenada, respeitando a cultura local e a natureza, com ações de reflorestamento e restauração — defende Chico Schnoor, coordenador-geral do Caminho da Mata Atlântica. — É a uma armadura para que esses lugares resistam às mudanças que temos vivido no planeta.

O Globo, novembro de 2023

Saiba mais

Localização:

RJ, SP, PR, SC e RS

E-mail:

caminhodamataatlantica@gmail.com