Projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) lançado em 2001 no âmbito do programa Corredores da Vida. Ele incentiva assentados nas proximidades do Parque Estadual do Morro do Diabo a plantar árvores nativas em suas terras, visando a formação de um corredor ecológico.
O IPÊ propõe que os agricultores implementem um sistema diversificado, que associa o café com o cultivo de culturas anuais como feijão, milho, mandioca e espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.
O cultivo de café aliado à presença das árvores possibilita uma menor susceptibilidade à geada. Além disso, a necessidade de uso de agrotóxicos também é reduzida, pois os insumos (biofertilizantes, inseticidas orgânicos e o homus de minhoca utilizados na adubação) podem ser produzidos pelo agricultor, diminuindo os custos do cultivo.
Facebook/IPÊ – 1/10/2022
Paralelamente às atividades de plantio de café orgânico, os pesquisadores do IPÊ buscam sensibilizar os agricultores sobre a valorização dos recursos naturais disponíveis nas propriedades locais e que normalmente não são aproveitados pelas famílias, como esterco da bovinocultura de leite, de galinhas e suínos, que fazem parte da exploração familiar. Folhas que caem de árvores e normalmente eram queimadas como lixo, passaram a ser aproveitadas junto com os restos de culturas. Tais materiais reunidos são agora utilizados na formulação de composteiras, que melhoram consideravelmente a fertilidade do solo.
A presença das árvores neste sistema possibilita uma menor susceptibilidade à geada, que é um grande risco na produção do café. Além disso, com um manejo agroflorestal reduzem-se os danos causados pelo uso do agrotóxico, que afetam o produtor, o meio ambiente e quem consome os produtos ali gerados. Outra vantagem desse processo encontra-se é a autossuficiência do produtor na condução da cultura do café, pois os insumos (biofertilizantes, inseticidas orgânicos e o homus de minhoca utilizado na adubação do café) podem ser encontrados na sua propriedade ou produzidos pelo agricultor, diminuindo os custos do cultivo.
Divulgação do IPÊ
Saiba mais
- Café com Floresta
- Click e Aprenda/UOL – 30/8/2005
- Facebook/ IPÊ – 1/10/2022
Localização: