Café com Floresta

Projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) lançado em 2001 no âmbito do programa Corredores da Vida. Ele incentiva assentados nas proximidades do Parque Estadual do Morro do Diabo a plantar árvores nativas em suas terras, visando a formação de um corredor ecológico.

O IPÊ propõe que os agricultores implementem um sistema diversificado, que associa o café com o cultivo de culturas anuais como feijão, milho, mandioca e espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.

O cultivo de café aliado à presença das árvores possibilita uma menor susceptibilidade à geada. Além disso, a necessidade de uso de agrotóxicos também é reduzida, pois os insumos (biofertilizantes, inseticidas orgânicos e o homus de minhoca utilizados na adubação) podem ser produzidos pelo agricultor, diminuindo os custos do cultivo.

Facebook/IPÊ – 1/10/2022

Paralelamente às atividades de plantio de café orgânico, os pesquisadores do IPÊ buscam sensibilizar os agricultores sobre a valorização dos recursos naturais disponíveis nas propriedades locais e que normalmente não são aproveitados pelas famílias, como esterco da bovinocultura de leite, de galinhas e suínos, que fazem parte da exploração familiar. Folhas que caem de árvores e normalmente eram queimadas como lixo, passaram a ser aproveitadas junto com os restos de culturas. Tais materiais reunidos são agora utilizados na formulação de composteiras, que melhoram consideravelmente a fertilidade do solo.

A presença das árvores neste sistema possibilita uma menor susceptibilidade à geada, que é um grande risco na produção do café. Além disso, com um manejo agroflorestal reduzem-se os danos causados pelo uso do agrotóxico, que afetam o produtor, o meio ambiente e quem consome os produtos ali gerados. Outra vantagem desse processo encontra-se é a autossuficiência do produtor na condução da cultura do café, pois os insumos (biofertilizantes, inseticidas orgânicos e o homus de minhoca utilizado na adubação do café) podem ser encontrados na sua propriedade ou produzidos pelo agricultor, diminuindo os custos do cultivo.

Divulgação do IPÊ

Saiba mais

Localização:

Pontal do Paranapanema/SP