Baía de Chacororé

Projeto de comunidade tradicional de pescadores que visa recuperar uma das maiores baías do Pantanal, que perdeu mais da metade da sua cobertura de água em 2020.

Encontramos Capim em plena baía de Chacororé. Há mais de dez anos, ele e outros moradores da região limpam o corixo do Mato, recolhendo lixo e outros dejetos encontrados nesse canal que liga Chacororé a Sinhá Mariana. “Quase todos são ribeirinhos, pescadores profissionais, ‘tradicioneiros’ que nasceram e criaram na região”, conta. 

O Eco, abril de 2023

A comunidade também retira excesso de batume, restos de vegetação aquática, que em circunstâncias de seca bloqueiam o fluxo entre baías, dificultando a circulação de peixes, que desovam em Chacororé.

Ele tem sinergia com o trabalho de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e apoio do Estado do Mato Grosso, que fez um acordo com o Ministério Público estadual em que se compromete a mitigar a degradação nas baías de Chacororé e Sinhá Marian, associada, em parte, às operações da Usina Hidrelétrica de Manso.

Saiba mais

Localização:

Baía de Chacororé/MT