Iniciativa de valorização econômica da Floresta com Araucárias que visa criar cadeias produtivas inovadoras e fomentar novos negócios que promovam a conservação da espécie. Idealizada pela Fundação Grupo Boticário e a Fundação Certi, ela promove a figura do agente articulador, que atua como conector entre os produtores, o mercado e outros atores, como redes de pesquisa e desenvolvimento, investidores, organizações governamentais e não governamentais e start ups. Um de seus parceiros, a Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC, iniciou uma série de restaurações em 2021.
Em 2022 o projeto integrava mais de 50 organizações e 80 produtores rurais engajados na conservação de 671 hectares de florestas e restauração de outros 262 hectares. Havia previsão de plantar cerca de 38 mil mudas em Santa Catarina até o fim de 2023.
A propriedade de Norberto, em Urubici, também se transformou. “O Araucária+ trouxe conhecimento, a gente abre o campo de visão, conhece pessoas e propostas nos cursos”. Antes de integrar o projeto, Norberto criava ovelhas e gado arrendado. Hoje, cultiva frutas para produzir sucos, entre elas uva, maçã e a goiaba-serrana, uma espécie nativa da Mata Atlântica pouco conhecida no Brasil. Em 2021 produziu 20 mil litros e agora espera fechar o ano com 40 mil litros, ou seja, o dobro. E aposta na inovação. Já fez cerveja de pinhão e tem projeto para produzir suco gaseificado em lata.
De Olho na Ilha, outubro de 2022
Saiba mais
- Araucária +
- “Udesc Lages atua em projeto para recuperar 262 hectares da Floresta com Araucárias em SC” – divulgação do Governo de Santa Catarina, 7/7/2021
- “Santa Catarina vai receber o plantio de 30 mil novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica” – De Olho na Ilha, 27/10/2022
Localização:
Telefone:
E-mail:
Espécies com que trabalham: