Entidade dedicada há mais de 10 anos à conservação do maior fragmento de Mata Atlântica da região de Campinas/SP, a Área de Proteção Ambiental localizada entre os rios Atibaia e Jaguari e o ribeirão Cachoeira.
Ela promove mutirões de limpeza e plantio, fomenta a implantação de sistemas agroflorestais, dá apoio a proprietários rurais e a pesquisas acadêmicas e atua em conjunto com outros grupos ambientalistas para promover a conexão entre 54 fragmentos de mata nativa. A Apaviva também dá treinamento de brigada de incêndios.
O “Semeadores de Floresta” é um dos programas desenvolvidos pela APAVIVA. Em parceria com o Núcleo PCJ do Fórum Popular da Natureza, tem como objetivo realizar o plantio de mudas nativas em áreas da APA e zonas de conservação, algumas privadas, previamente pensadas com a ajuda de voluntários. “Esta ação aconteceu em 2021 e novamente este mês, com 220 mudas”, conta Ângela, presidente da Oscip. Além de fomentar a restauração florestal, o projeto busca fortalecer a rede de entidades ligadas a ações ambientais.
Correio Popular, dezembro de 2022