Grupo dedicado à estruturação de operações no mercado de carbono e comercialização de serviços ambientais. Em 2021 ela adquiriu a consultoria Biofílica, em atuação desde 2008, uma das pioneiras no Brasil na gestão de projetos de carbono florestal no país.
Inicialmente voltado à conservação de florestas, ele passou a trabalhar com restauração graças a uma parceria com o projeto Corredores da Vida, desenvolvido há mais de 17 anos pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas/ IPÊ.
Em 2022 o Corredores da Vida foi eleito o melhor projeto individual de offsets de carbono pela publicação Environmental Finance.
“O que estamos fazendo é gerar créditos de carbono para financiar e dar escala ao reflorestamento”, diz Plínio Ribeiro, CEO da Biofílica Ambipar. “A filantropia pode ser uma fonte complicada de recursos, em valores às vezes pequenos e de fluxo instável. Esse sempre foi um grande drama para financiar.” […]
A venda é antecipada e acontece a um preço fixo, que cobre o custo do plantio e trato das mudas até a pega, além da margem da Biofílica Ambipar.
À medida que a vegetação cresce, começam as verificações para ‘colher’ as safras de carbono. O cliente passa a receber os créditos e pode vendê-los ou então usá-los (ou, como se diz no setor, aposentá-los, tirando-os de circulação) para compensar suas emissões.
Reset, março de 2023
Em 2023 a Ambipar iniciou a sua participação no projeto AR Corredor de Vida, do governo paulista, e no projeto de restauração de cicatrizes na Serra do Mar, do Instituto Conservação Costeira.
Em 2024 a empresa anunciou uma parceria com a BWP — empresa especializada em serviços florestais e assessorada pelo Itaú Unibanco, para estabelecer mais de 100 quilômetros de corredores conectando fragmentos de mata nativa no Vale do Paraíba no Rio de Janeiro. Com o novo projeto, a Ambipar estima capturar cerca de 6 milhões de toneladas de CO₂ equivalente ao longo do período.
No início de 2025 foi fechada uma parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, para promoção de ações de prevenção de desastres, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas em territórios indígenas. Uma segunda parceria, com o Governo de Sergipe, promoverá uma série de ações voltadas à sustentabilidade, inclusive a restauração ecológica.
ARR REECO Fronteiras Verdes
Iniciativa no Vale do Paraíba, desenvolvida em parceria com BWP e Itaú, visa restaurar 30 mil hectares ao longo de 17 anos, a partir de 2025. Ele tem foco em reflorestamento, revegetação e sistemas agroflorestais.
Saiba mais
- Biofílica Ambipar
- “Ambipar compra a Biofílica e entra em créditos de carbono” – artigo de Vanessa Adachi e Natalia Viri no portal Reset, 27/7/2021
- “Na Ambipar, crédito de carbono dá escala a reflorestamento da Mata Atlântica” – artigo de Vanessa Adachi na Reset, 3/3/2023
- “Inteligência artificial e drones aceleram reflorestamento na Serra do Mar” – reportagem de Ernesto Neves em Veja, 23/8/2023
- “Ministério dos Povos Indígenas faz parceria com empresa para ações de recuperação ambiental” – Mariana Brasil, Jornal de Brasília, 27/1/2025
- “Iniciativas inovadoras aceleram a descarbonização no Brasil” – Ambipar e CNN Brasil, 29/1/2025
- “Governador Fábio Mitidieri assina Memorando de Entendimento que fortalece políticas sustentáveis” – Faxaju, 7/2/2025
Localização:
Telefone:
E-mail: