Programa da The Nature Conservancy que visa dar escala ao reflorestamento na Amazônia via sistemas agroflorestais. Ele pretende criar um mecanismo inovador de conexão do mercado de carbono e investimentos com viés socioambiental e agricultores familiares do Pará.
A iniciativa é viabilizada pela empresa de comércio eletrônico Amazon, que pretende subsidiar a remoção de até 10 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono até 2050.
Trabalhando juntos, auxiliaremos até 3.000 agricultores no estado do Pará a cultivar e vender produtos agroflorestais, como amêndoas de cacau de árvores recém-plantadas, criando uma fonte de renda mais sustentável e, ao mesmo tempo, restaurando a floresta tropical nativa e combatendo as mudanças climáticas ao capturar e armazenar carbono naturalmente.
Artigo de Ian Thompson da TNC Brasil, 2/9/2021
A TNC trabalhará em conjunto com o World Agroforestry (ICRAF) e várias organizações da sociedade civil brasileira para implementar o programa.
Veja também: Aceleradora de Negócios Florestais, com foco em empreendimentos na Mata Atlântica e coordenada pelo WRI Brasil e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
Saiba mais
- “Projeto de TNC e Amazon busca dar escala ao reflorestamento na Amazônia” – jornal Valor Econômico, 2/9/2021
- “Amazon anuncia investimentos em soluções para remoção de carbono com base na natureza, no Brasil, com apoio da The Nature Conservancy” – divulgação da Amazon, 2/9/2021
- “Restaurar a Amazônia? Os pequenos produtores são essenciais” – artigo de Ian Thompson, diretor-executivo da TNC Brasil, 2/9/2021
- Entrevista com Rodrigo Freire, biólogo e vice-gerente de restauração florestal da TNC Brasil – Agro+, 3/9/2021 (link quebrado)
- “Experiência imersiva revela como agroflorestas restauram a Amazônia” – Ciclo Vivo, 7/12/2023
Localização: