Criado em 2009, o Pacto é uma coalizão de 300 indivíduos e organizações da sociedade civil que têm o objetivo comum de recuperar o bioma. Ele tem a meta de promover a restauração de 15 milhões de hectares até de 2050, por meio da coordenação e integração de esforços e ações de seus membros, com o objetivo de estabelecer paisagens sustentáveis e economicamente viáveis.
“Consideramos que agora temos experiência para dar um salto”, ressalta a especialista [Ludmila Pugliese, coordenadora nacional do Pacto] que se aprofundou sobre o tema a partir de mestrado com enfoque em restauração florestal e se tornou empreendedora como sócia fundadora da Kawa Estratégias Sustentáveis.
Projeto Colabora
O Pacto mantém vários grupos de trabalho focados nos temas inteligência geoespacial, economia, políticas públicas e diversidade, dentre outros. Vale destacar a cartilha sobre a participação de mulheres na recuperação florestal, publicada pelo GT de Diversidade, e a publicação sobre empreendedorismo e geração de renda.
A entidade está promovendo uma campanha em parceria com o mecanismo de busca Ecosia, que visa promover a cadeia produtiva da restauração apoiando projetos executivos de plantio com potencial de ganho de escala e com um viés socioeconômicas.
Saiba mais
- Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
- Anuário da Mata Atlântica – 2020
- “Pacto quer recuperar 2 milhões de hectares de Mata Atlântica” – reportagem de Elizabeth Oliveira para o Projeto Colabora – 22/1/2020
- Regulamento da campanha do Pacto em parceria com a Ecosia
- Tom da Mata – o podcast do Pacto – lançado no aniversário de 10 anos, trata-se de um bom resumo das suas atividades
- “Governança pela restauração: o exemplo do PACTO pela Mata Atlântica” – artigo de Ludmila Pugliese e Alex Fernando Mendes em OEco, 31/3/2022