Startup lançada no final de 2022 com a ambição de desenvolver projetos de remoção de carbono na Amazônia numa escala sem precedentes. Com apoio estratégico da Conservação Internacional, ela desenvolve projetos de restauração de áreas degradadas, sobretudo pastagens, com espécies nativas e geração de alternativas econômicas para as comunidades locais.
Em agosto de 2023 ela atingiu seu objetivo inicial de levantar cerca de US$ 100 milhões (CPP Investments, The Amazon Reforestation Fund, The Rockefeller Foundation, Axa, Union Square Ventures, dentre outros). Ao final de 2023 ela fechou um contrato com a Microsoft, para venda de 1,5 milhão de créditos de carbono de projetos no Pará.
Ao todo, nos três últimos anos fiscais, a empresa contratou a remoção de mais de 7 milhões tCO2. A maior parte deles, quase 5 mtCO2, de soluções baseadas na natureza.
O maior projeto do tipo até então era da Green Diamond Resource Company, para restaurar florestas nos Estados Unidos e gerar 830 mil créditos de carbono – quase metade do volume negociado com a Mombak.
Capital Reset, dezembro de 2023
“O valor de mercado de créditos de remoção de carbono de alta qualidade já viabiliza a existência de uma estratégia climática escalável com reflorestamento em escala com espécies nativas e biodiversidade”, diz Peter Fernandez, CEO da Mombak.
Business Wire, dezembro de 2022 (tradução própria)
A meta da empresa é remover da atmosfera 1 milhão de toneladas de carbono por ano a partir de 2030. As estimativas apontam que, globalmente, todo o mercado de remoção esteja atualmente entre 2 e 5 milhões de toneladas/ano.
Capital Reset, julho de 2023
“Vai levar mais tempo, vai sequestrar uma quantidade menor de carbono do que no plantio total, só que esse custo muito mais baixo faz esse modelo ser economicamente viável”, diz Renato Crouzeilles , diretor de ciência da Mombak.
Jornal Nacional, agosto de 2023
A estratégia da Mombak tem três componentes:
- Reflorestamento de áreas de pastagem degradadas e improdutivas com um mix de 60 espécies nativas e técnicas de regeneração natural assistida;
- Reversão da perda de biodiversidade, melhoria dos recursos hídricos e geração de emprego e impactos sociais tangíveis nas comunidades locais;
- As florestas não serão cortadas para a produção de madeira e as terras serão preservadas permanentemente por dispositivos legais.
Gabriel Haddad Silva, cofundador e CFO da Mombak, falou a respeito da startup durante a COP 17, em novembro de 2022 (em inglês).
Saiba mais
- Mombak
- “Carbon Removal Startup, Mombak, Begins $100M Amazon Reforestation Strategy” – Business Wire, 15/12/2022
- “Brazil looks to start-ups in battle to reforest the Amazon” (em inglês) – reportagem de Bryan Harris e Camilla Hodgson no Financial Times, 18/3/2023
- “Axa investe R$ 235 milhões em projetos de carbono da Mombak” – artigo de Vanessa Adachi no Capital Reset, 18/7/2023
- “Amazônia: fazenda no Pará é exemplo na recuperação de área degradada” – G1 Jornal Nacional/ Rede Globo, 5/8/2023
- “Brasileira Mombak, de créditos de carbono, atrai o CPP Investments” – reportagem de Natalia Viri, na Exame, 22/8/2023
- “Microsoft investe em créditos de carbono para reflorestar Amazônia” – Ilana Cardinal, 5/12/2023
- “Projetos de restauração florestal estão mudando áreas degradadas em 3 estados brasileiros” – Jornal Nacional, 5/6/2024
- “Banco Mundial lança bonds inovadores para reflorestar a Amazônia” – Ilana Cardial, Capital Reset, 14/8/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: