Startup francesa de origem acadêmica especializada em restauração com dispersão de sementes e monitoramento via drones. Entre 2022 e o começo de 2024 ela já havia conduzido 19 projetos, com 600 hectares restaurados e 600 espécies nativas catalogadas.
A metodologia única da Morfo une inteligência artificial e engenharia florestal e faz uso de drones para reconhecimento do solo, semeadura de espécies e monitoramento da evolução da nova floresta.
Notícias Agrícolas, agosto de 2023
“No modo tradicional, uma pessoa planta em um dia uma área de 0,5 hectare a 1 hectare. Com nossos drones, esse número vai para 50 hectares”, diz o CEO da Morfo Brasil, Gregory Maitre.
A Morfo produz cápsulas com sementes germinadas, que são lançadas do ar, muitas vezes em áreas em que o acesso de maquinário é inviável. A densidade da dispersão das sementes varia de acordo com a região e com as condições climáticas. Um drone pode lançar cerca de 180 cápsulas por minuto.
Capital Reset, maio de 2023
No Brasil, a empresa está desenvolvendo projetos em várias áreas de Mata Atlântica:
- Apoio ao programa Refloresta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, iniciado no começo de 2024;
- Usina Santa Cruz, em Santa Cruz Cabrália/BA;
- Em Miguel Pereira/RJ ela desenvolveu um piloto em parceria com o ITPA e a Cachaça Pindorama numa área total de 75 hectares. Está sendo feita uma combinação de plantio manual e com drones (25% e 75% do total), dividida em quatro etapas:
- Análise da área utilizando informações coletadas via drone e satélites, amostragem do solo e análise da biodiversidade;
- Preparação com controle de espécies invasoras e formigas;
- Três dias de plantio;
- Acompanhamento ao longo de 36 meses com proteção contínua contra formigas e espécies invasivas.
Segundo Gregory Maitre, CEO da Morfo Brasil, o projeto começou quase seis meses antes, com visitas de campo e coleta de dados para a definição das melhores alternativas para a semeadura. Os proprietários não arcaram com os custos do plantio, que pode variar de R$ 15 mil a R$ 50 mil por hectare, já que os trabalhos foram 100% financiados pela Morfo com parte da pré-venda de créditos de carbono.
InfoMoney, janeiro de 2024
Saiba mais
- Morfo
- Sobre o projeto em Miguel Pereira
- “Morfo e ITPA unem forças para reflorestar o bioma Mata Atlântica” – Morfo, 14/3/2023
- “Startup quer reflorestar a Mata Atlântica com drones” – artigo de Ilana Cardial na Capital Reset, 2/5/2023
- “Empresa sucroenergética da Bahia adota tecnologia de drones para reflorestar áreas com Mata Atlântica” – Notícias Agrícolas, 11/8/2023
- “Rio contará com drone e inteligência artificial no reflorestamento” – Valor Econômico, 5/1/2024
- “Créditos de carbono estimulam restauração de solo degradado em fazenda no Rio de Janeiro” – Fernando Lopes, InfoMoney, 9/1/2024
E-mail: