O CBCA é um centro de pesquisa científica com previsão de inauguração em 2025. Ele está sendo implantado por uma parceria entre o Instituto Amazônia+21 e o Centro de Estudos Rioterra e vai operar em uma área de mil hectares doada pela empresa Santo Antônio Energia.
No início de 2023 uma área de 1 mil hectares estava sendo preparada para a instalação, em terreno cedido pela empresa Santo Antônio Energia, e 150 hectares recebiam plantios de mais de 100 espécies amazônicas a serem estudadas.
As ações que serão conduzidas no CBDA incluem recuperação florestal e o estabelecimento de vitrines tecnológicas, com foco em cadeias produtivas de sucesso na geração de renda para a população ribeirinha, como o cacau e o açaí, acrescenta [Alexis] Bastos [coordenador geral de Projetos do Centro de Estudos Rioterra].
Quanto estiver pronta a biofábrica, será possível fornecer mudas e sementes para que terceiros também façam esse trabalho de recuperação dos biomas. O novo centro de bioeconomia contará também com área de treinamento e pesquisa.
O Globo, dezembro de 2022
Saiba mais
- “Amazônia ganha ‘fábrica’ de mudas de plantas nativas” – artigo de Eliane Sobral para O Globo, 21/12/2022
- “Primeiro centro de bioeconomia é instalado em Rondônia: ‘para provar que árvore vale dinheiro em pé'” – reportagem de Leiliane Byhain para o G1 Rondônia/ Rede Globo, 16/1/2023
Localização: