Projeto da SOS Amazônia, entidade que trabalha há 30 anos com conservação amazônica. Iniciado em 2019, ele visa promover sistemas agroflorestais e extrativismo, com a oferta de assistência técnica, insumos, ferramentas, acompanhamento e organização da cadeia produtiva. Ele trabalha com grupos de famílias produtoras de cacau silvestre, borracha nativa, manteiga de murmuru. Uma comunidade indígena Puyanawa está iniciando uma produção de coco e açaí.
Um dos exemplos mais impressionantes foi conhecer o casal Maria José Dantas e Manoel Silva de Alencar, conhecidos como Dona Preta e Seu Leo, agricultores do Polo Agroflorestal de Mâncio Lima, que já restauraram com as próprias mãos mais de 120 mil metros quadrados de terra degradada. Seu Leo orgulhosamente aponta para as árvores mais altas de sua terra e conta: “Quando eu cheguei aqui era tudo pasto, hoje temos fartura. Eu que plantei esta mata, hoje tem seringueira, copaíba, andiroba, buriti e muito mais”.
Vogue, julho de 2022
Agora a iniciativa está sendo expandida, graças a um aporte da marca esportiva Nike e da The Caring Family Foundation.
O novo objetivo projeto é restaurar via SAF 200 hectares no estado do Acre. A meta inclui o plantio de 400 mil árvores até 2025. A iniciativa foca em áreas particularmente afetadas pelo desmatamento e onde há comunidades mais vulneráveis. O projeto também se dedica à restauração de nascentes de igarapés. As áreas a restaurar ainda estão sendo definidas, em junho de 2022, e a previsão é que envolvam cerca de 200 pequenas propriedades de Senador Guiomard, Xapuri, Capixaba e Brasileia.
Álisson Maranho, diretor técnico da SOS Amazônia, explica: “Atuamos com as comunidades de forma participativa, ou seja, as pessoas precisam estar incluídas. Então a restauração, o plantio de árvores, acontece de forma que faça sentido na vida das famílias que vivem no local, assim elas enxergam benefício no projeto”.
Vogue, julho de 2022
Além disso, em 2023, a SOS Amazônia fechou uma parceria com a plataforma de doações online Doare, para arrecadar recursos com a meta de plantar 1,6 milhão de árvores até 2025. As doações são feitas na plataforma Faça Florescer Floresta.
Saiba mais
- Faça Florescer Floresta
- “Com sistema agroflorestal, ONG quer recuperar áreas degradadas em duas cidades do AC e uma do Amazonas” – artigo de Tácita Muniz para o G1 Acre, 19/12/2019
- “Projeto de ONG quer plantar 400 mil árvores e restaurar 200 hectares de áreas degradadas no AC até 2025” – reportagem de Tácita Muniz, G1 Acre/Rede Globo, 6/6/2022
- “É possível: Amazônia restaurada e população local próspera economicamente” – artigo de Fernanda Simon na Vogue, 28/7/2022
- “Plataforma arrecada doações para recuperação florestal” – Ciclo Vivo, 27/3/2023
- “SOS Amazônia realiza plantio de árvores para recuperação da nascente do Rio Iquiri” – O Juruá em Tempo, 7/4/2023
Localização:
Espécies com que trabalha: