Programa Natureza Empreendedora

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário de fomento de negócios sustentáveis de impacto que promovam a conservação dos ecossistemas brasileiros nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e também na Baía da Guanabara, no Rio.

A chegada do programa ao Rio de Janeiro está embasada em um mapeamento que identificou 69 negócios em setores como turismo, pesca, agricultura, saneamento e demais produtos e serviços sustentáveis, os quais contribuem para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha.

Guilherme Karan, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário em O Eco, fevereiro de 2022

“A Grande Reserva é um esforço para aplicar o conceito de produção de natureza no Brasil e disseminar as oportunidades que envolvem uma economia restaurativa. O crescimento exponencial na participação voluntária de mais de 600 atores para discutir formas de somar esforços em busca de negócios compatíveis com a boa conservação é um resultado excepcional, que avança de forma muito animadora nos três estados”, avalia Clóvis Borges, diretor da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Metade das 60 prefeituras que compõem o território já formalizaram adesão à iniciativa e estão avançando nas tratativas com o poder público estadual e federal para que este modelo de desenvolvimento esteja sustentado a partir de práticas que priorizem a conservação da Mata Atlântica. “Vale salientar que a metodologia aplicada nesse esforço tem amplas condições de adaptação em outras regiões, não apenas na Mata Atlântica, conforme discussões realizadas recentemente junto ao Ministério do Meio Ambiente”, frisa Borges. 

Com VC Portal, junho 2023

A primeira edição, realizada em 2020, selecionou três empresas: o delivery online Olha o peixe!, a cervejaria Porto de Cima Brewing e a empresa de turismo regenerativo Ekoways. Em 2023 estava em sua quinta rodada de seleções.

Saiba mais