Restaura Tocantins

Iniciativa estadual que tem como objetivo a produção de mudas nativas do Cerrado para fomentar o processo de recuperação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) degradadas e revitalização de bacias hidrográficas.

Ele promoveu a instalação de quatro Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), que incluem viveiros com capacidade máxima de produzir 500 mil mudas anuais de espécies do Cerrado. Eles operam nos municípios de Gurupi, Araguatins, Natividade e Palmas. Em 2023 eles produziram cerca de 100 mil mudas nativas para a recuperação de 340 hectares.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, o programa busca integrar o Estado, a Semarh, os comitês de bacia, as prefeituras municipais, as instituições de ensino e as empresas privadas. “A Semarh financia a estrutura dos viveiros instalados nas unidades de ensino e os Comitês de Bacia Hidrográfica [CBHs] ajudam na coleta das sementes de espécies nativas para a produção de mudas da região, da qual o comitê faz parte, além de se responsabilizarem também pelo mapeamento das áreas que recebem o plantio das mudas”. 

Governo do Tocantins, março de 2022

Numa de suas ações, em novembro de 2021, brigadistas do  Parque Estadual do Lajeado (PEL) iniciaram o plantio de mudas de espécies nativas, em propriedades no entorno da unidade de conservação