PRO Verde Piauí

Programa estadual lançado em novembro de 2021 que visa promover o plantio de 1 milhão de mudas de espécies nativas e frutíferas por ano, por 5 anos.

A iniciativa tem como foco a recuperação de áreas degradadas nas 13 unidades de conservação estaduais. Ela inclui quatro projetos integrados:

  • Agente Verde e Banco Verde, responsáveis pela coleta e armazenamento adequado de sementes de plantas nativas e adaptadas aos biomas;
  • Viverde, que promove a construção de viveiros para produção de mudas;
  • Verdejar, responsável pelo plantio e manutenção dessas mudas.

Em janeiro de 2022 o governo do Piauí anunciou negociação com a Enel Green Power para custear os recursos necessários ao primeiro ano, via medida de compensação ambiental.

Em 2024, o programa promoveu a distribuição de 1 milhão de mudas nativas e frutíferas e a meta até o fim do ano era chegar a 1,5 milhão de mudas.

Os municípios, associações e assentamentos interessados na doação das mudas, devem formalizar por meio de ofício junto ao protocolo da Semarh (protocolo@semarh.pi.gov.br e 86 99469877).

Saiba mais

Localização:

São Braz do Piauí, Brejo do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, Parnaíba, Luís Correia, Campo Maior, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras, Gilbués, Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí, Acauã, Alto Longá, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Monte Alegre, Curimatá, Redenção do Gurguéia e Buriti dos Montes/PI