Cerca de 247 mil hectares, quase a metade do território Kadiwéu, sofreu incêndios em 2020. A comunidade da maior reserva indígena do Pantanal, com 1.200 moradores está promovendo a restauração da área devastada com mudas nativas. É dada prioridada às margens dos mananciais que abastecem a comunidade, o córrego Campina e do rio Aquidaban.
“De 2017 para cá, uma das grandes fontes de problema se concentra no desmatamento na borda do rio Aquidaban, que está fora da reserva indígena, mas que corta a aldeia, e no agrotóxico usado em lavouras próximas que caem no rio quando vem a chuva. Em razão disso, o problema passou de sério para gravíssimo. Se antes baixava o volume do rio, hoje, o rio se encontra seco”, explica Elísio Veiga, que é vice-cacique da aldeia São João.
Campo Grande News, março de 2022
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas do TI Kadiwéu foi desenvolvido pelo Programa Corredor Azul, promovido pelas entidades Wetlands International e Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan).
Pau-santo
Brigadistas Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama promoveram um plantio de mudas de pau-santo, espécie ameaçada, em várias aldeias, em novembro de 2024. As mudas foram produzidas pelo Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, após três anos de estudos, em dois viveiros, no da própria universidade e no da prefeitura de Campo Grande.
O Pau-Santo é originário do bioma Chaco, que abrange Argentina, Bolívia, Paraguai e uma pequena área no Brasil, localizada na região de Porto Murtinho (MS). A ação busca avaliar a implantação e o crescimento da espécie tanto em sua área natural quanto em locais externos, contribuindo para a restauração ecológica e o enriquecimento ambiental da região.
Correio de Corumbá, novembro de 2024
Viveiro
Os Kadiwéu mantêm um viveiro de 1.200 m² para produção de mudas de espécies do Pantanal e do Cerrado.
Saiba mais
- “Indígenas participam de oficina de produção de mudas nativas do Pantanal e Cerrado” – Notícias R7, 1/11/2021
- “Povos originários semeiam esperança no Pantanal” – Campo Grande News, 21/3/2022
- “Povo Kadiwéu participa de capacitação para cultivos de espécies do Pantanal” – Enfoque MS, 10/9/2022
- “Plantio inédito de pau-santo é realizado em aldeias na TI Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul” – Correio de Corumbá, 30/11/2024
Localização:
Espécies com que trabalha: