A Adasa, empresa de saneamento básico do Distrito Federal, lançou esta iniciativa em 2019, no âmbito do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, para proteger um dos principais mananciais de Brasília. O projeto promove o pagamento por serviços ambientais prestados por proprietários rurais que restaurarem nascentes em suas terras, nas bacias dos rios Descoberto e Paranoá.
Em março de 2024 foi lançado um novo edital para contrato de produtores rurais interessados em participar.
Antes do início das ações, foi realizado, a exemplo de outras áreas incluídas no programa junto aos agricultores, diagnóstico da área, a fim de analisar histórico de plantios, as preferências de espécies a serem plantadas pela família e suas perspectivas quanto à comercialização de produtos vindo dos SAFs. […]
A gleba visitada faz parte do Assentamento Gabriela Monteiro, de aproximadamente 56 hectares, sendo 18 em área de Reserva Legal contínua. Foram plantadas 2.438 mudas de espécies nativas do cerrado em, aproximadamente, 4,0 ha da reserva, utilizando plantio total, condução da regeneração natural e núcleos de Anderson, com adensamento de mudas.
Agência Brasília, janeiro de 2022
São os seguintes parceiros do Programa Produtor de Água do Descoberto: ANA, Adasa, Sema, Caesb, Seagri, Emater-DF, Ibram, DER-DF, Embrapa, Sudeco, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Município de Águas Lindas de Goiás, Município de Padre Bernardo (GO), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Associação de Agricultura Ecológica (AGE), Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Rio Descoberto (Pró-Descoberto), Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat), TNC e WWF-Brasil.
Saiba mais
- Produtor de Água no Descoberto
- “Pagamento por serviços ambientais a produtores rurais do DF terá fonte de recursos garantida” – divulgação da Adasa, 10/6/2021
- “Parceiros visitam projeto de agrofloresta desenvolvido pelo GDF” – Sema Brasília, 19/1/2022
- “Restauração ecológica oferece novas perspectivas aos agricultores da bacia do Descoberto” – Embrapa, 11/9/2024
Localização: