Movimento regenerativo lançado em 2019 e que organiza campanhas nacionais de plantio no tempo das chuvas, entre outubro a março do ano seguinte. No primeiro domingo de dezembro ele promove um grande mutirão com metas progressivas de plantio. Em 2021, o objetivo do movimento é plantar 1 milhão de mudas de árvores em um único dia.
O Tempo de Plantar propõe que toda cidade crie a sua lei municipal decretando o primeiro domingo de dezembro como o dia de plantar uma árvore. E que os 5 mil municípios tenham o seu Comitê Municipal de Plantio de Árvores. Ele orienta os comitês a promover plantios compatíveis com os seus respectivos biomas.
Os comitês de plantios de árvores são auto-gestionários. Eles organizam os plantios, orientam os voluntários, vêem o local, criam as Comunidades que Sustentam a Regeneração (CSR), os Viveiros de Mudas e os Bancos de Sementes. Ao aderir a um comitê de plantio, o voluntário é orientado a plantar e cuidar de uma muda de árvores por cada ano da sua vida.
Saiba mais
- “Mais de 1,5 mil mudas de árvores plantadas em núcleos rurais do Lago Norte” – artigo de Catarina Loiola para a Agência Brasília, 5/12/2022
Imagens:
- Tempo de Plantar
Localização:
Telefone:
E-mail: