Iniciativa do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) em parceria com três comunidades tradicionais e recursos do Programa Petrobras Socioambiental. Ela beneficia 270 famílias quilombolas, que estão participando do mapeamento e resgate das espécies da região. Estão sendo implantados viveiros comunitários em forma de mutirão.
O projeto também selecionou 30 guardiões de sementes crioulas, que plantam, armazenam e trocam suas sementes e vão participar do projeto nos próximos dois anos.
A iniciativa tem componentes educativos, com a realização de oficinas comunitárias para indicações de plantas resilientes e intercâmbios para troca de experiências relacionadas à conservação de sementes, tecnologias de convivência com o Semiárido e produção agroflorestal.
A comunidade inova ao utilizar estilingues para disparar sementes em locais de difícil acesso, como morros e áreas pedregosas.
As bombas de sementes foram preparadas pelos próprios moradores nas oficinas. A técnica coloca sementes variadas em uma mistura de esterco e terra, fazendo uma bola coberta com argila. A crosta serve para proteger as sementes de animais e condições climáticas.
“A gente lançou [as bombas] na época do inverno, aproveitando o período de chuva. Parecia uma brincadeira. Se deixasse, passava o dia todo fazendo o lançamento. Estava ajudando o meio ambiente e ao mesmo tempo me divertindo”, conta [Rafael de Souza] Rodrigues.
Folha de S. Paulo, outubro de 2023
Saiba mais
- “Cerca de 300 famílias quilombolas vão ajudar a preservar a biodiversidade da caatinga em Pernambuco” – Blog do Didi Galvão, 16/8/2021
- “Quilombolas usam estilingues para restaurar caatinga em Pernambuco” – reportagem de Adriano Alves, Folha de S. Paulo, 13/10/2023
Localização: