ONG voltada para a conservação de bacias hidrográficas via recuperação de matas ciliares e áreas de preservação permanente, educação ambiental e desenvolvimento de estudos e capacitação, dentre outros.
Seu projeto Ilhas Verdes, ou Ilhas de Vegetação, desenvolvido entre 2012 e 2016 em Bonito, testou com sucesso uma metodologia de restauração via nucleação.
Em essência, a recuperação consistirá no plantio de mudas e sementes de espécies nativas em formato de pequenas comunidades florestais (ilhas de recuperação – Ilhas Verdes). A técnica consiste em um círculo delimitado dentre de um terreno degradado, onde toda a área interna recebe uma limpeza inicial. Depois, mudas e sementes de diferentes espécies nativas são dispostas em companhia de leguminosas, que terão a função de crescer rapidamente para sombrear as árvores e tornar o ambiente propício ao seu desenvolvimento. Além disso, o solo no interior da ilha é coberto com adubo orgânico, que alimentará microorganismos. Isso mantém a terra úmida e cheia de nutrientes para as novas árvores. Comparado ao método tradicional de plantio, esta técnica mantém o solo permanentemente coberto, evitando assim, a proliferação do capim braquiária próximo às mudas nativas, não necessitando de manutenção constante.
Transforma/ Fundação Banco do Brasil
A partir daí, a instituição passou a adotar essa forma de plantio em todos os seus projetos, pois diminui o custo da restauração, ao diminuir a quantidade de insumos e da manutenção do capim braquiária. O projeto sucessor do Ilhas Verdes, chamado de Cuidando das Águas, promoveu restauração de pelo menos 12 propriedades rurais a partir de 2017.
O IESB também estabelece parcerias com empresas e indivíduos patrocinadores, que doam mudas ao programa Plante Bonito, que foi lançado em 2007.
Desde 2022 a entidade desenvolve uma campanha para arrecadar recursos para restauração da mata ciliar às margens dos rios da Prata e Mimoso.
Saiba mais
- IASB
- Transforma/ Fundação Banco do Brasil
- “ONG de Bonito lança campanha para plantar 1,2 mil mudas nativas” – artigo de Maristela Brunetto, Campo Grande News, 4/5/2023
Localização:
Telefone:
E-mail: