A Companhia de Saneamento do Paraná está desenvolvendo vários projetos de restauração ecológica:
- Entorno de barragens: O primeiro prevê a recuperação de 250 hectares no entorno de duas barragens da Região Metropolitana de Curitiba. Em junho de 2022 já haviam sido plantadas 130 mil mudas nativas. O investimento previsto é da ordem de R$ 4,4 milhões por um período de quase três anos. As ações estão divididas em três frentes.
No entorno do Piraquara II, serão plantadas 133 mil árvores em áreas de preservação permanente, além de plantio de grama, execução de paisagismo e construção de aterros que visam diminuir o processo de erosão, facilitando a infiltração de água no reservatório e melhorando a qualidade dessa água.
Na segunda frente, também na Bacia do Piraquara, será executado serviço de contenção da erosão que causou uma grande voçoroca na região e provocou o desmoronamento da antiga Estrada do Bugio.
Na terceira frente, na área do reservatório Iraí, o plantio será de 5 mil árvores e estão sendo feitos serviço de limpeza e remoção de resíduos e corte da vegetação que invadiu o terreno por causa do rebaixamento da represa durante a crise hídrica. O corte de gramíneas e arbustos, a roçada e retirada de resíduos serão feitos em 110 metros quadrados da área de inundação.
No Parque das Nascentes, em área de dois mil metros quadrados, serão executadas roçada e melhorias estruturais nas margens do reservatório do Iraí com proteção do solo para inibir ação erosiva de ventos e chuvas. Está prevista também a supressão de árvores exóticas no entorno da barragem.
- Reserva Hídrica do Futuro: Projeto que prevê a formação de um corredor entre a Serra do Mar e Porto Amazonas. A recuperação de mananciais está sendo promovida numa área total de 200 quilômetros quadrados e incluirá elementos urbanísticos e áreas de lazer. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado e Sanepar, em parceria com os municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Pinhais, Piraquara, Porto Amazonas, Quatro Barras e São José dos Pinhais.
A Sanepar também apoia um projeto de pagamento por serviços ambientais da prefeitura de São José dos Pinhais.
Saiba mais
- “Sanepar planta 138 mil árvores para recuperação ambiental no entorno de barragens da Grande Curitiba” – portal Bem Paraná, 27/2/2021
- “Sanepar planta mais de 130 mil árvores no entorno de barragens da Grande Curitiba” – Governo do Paraná, 3/6/2022
- “6 exemplos inspiradores para o uso e conservação do solo” – Ciclo Vivo, 17/4/2023
Localização:
Espécies com que trabalha: