O projeto Convert – Conservação e Recuperação da Caatinga, do Monumento Natural do São Francisco é uma iniciativa desenvolvida por pesquisadores de Ciências Agrárias e da Terra da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no âmbito do projeto GEF-Terrestre. Seu objetivo é elaborar e implantar planos de recuperação de áreas degradadas de Caatinga no interior e entorno da Unidade de Conservação Monumento Natural (Mona) do São Francisco, com diagnóstico e caracterização do solo, flora, fauna, além da construção de um viveiro de mudas. O trabalho envolve a execução de um plano de conservação e recuperação florestal de 600 mil m² de áreas degradadas, parte delas no Assentamento Mandacaru, em Canindé do São Francisco.
Ele foi lançado em 2020 e tem duração prevista de três anos. Nesse período deverão ser plantadas 6 mil mudas nativas, doadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Os pesquisadores são apoiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio).
Saiba mais
- “UFS e Fapese promovem projeto de restauração, conservação e manejo da biodiversidade da Caatinga” – Divulgação da UFS, 23/4/2020
- “Projeto visa a recuperação florestal da Caatinga” – Destaque Notícias, 15/7/2022
- “Projeto desenvolvido no Sertão de Sergipe promove recuperação sustentável da Caatinga” – G1/ Rede Globo, 12/8/2022
Localização:
Espécies com que trabalha: