O produtor rural Newton Campos é conhecido na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais por ter transformado a sua propriedade num santuário da Mata Atlântica. Ele abraçou a permacultura, cercou as nascentes para evitar que fossem danificadas por animais, protegeu a vegetação dos morros, plantou árvores nativas e implantou técnicas para reter a água da chuva no solo.
Mas o sítio foi parcialmente destruído pelo fogo em setembro de 2020. Cerca de 3 mil árvores plantadas oito anos antes foram destruídas.
Desde então a área vem sendo recuperada por Newton e um grupo de amigos, que levantaram recursos para ajudá-lo. Integrantes da Associação de Plantadores de Água (Plant’Água), grupo que Newton faz parte, atuou com vários mutirões, desde o dia do combate ao incêndio ao trabalho de recuperação da área no reflorestamento.
Para restaurar a área, foram reinstalados caça-chuvas: uma lona estendida no chão ajuda a direcionar a água da chuva para uma caixa d’agua, usada na rega das novas mudas. Além disso, o mato que está crescendo no local é roçado e transformado em adubo para as novas mudas de árvores nativas e pés de bananeira que estão sendo plantados.
Saiba mais
- “Ajuda de amigos para recuperar santuário verde” – artigo de Alessandro de Paula na Tribuna Online, 4/6/2021
Localização:
Telefone:
E-mail: