Bracell

A empresa do setor de celulose desenvolve projetos de restauração ecológica nas suas áreas de atuação.

Desde 2014 ela vem promovendo a recuperação de nascentes na Comunidade de Prata, em Entre Rios/BA. Em mutirão, a população já plantou mais de 1,5 mil mudas nas matas ciliares na nascente de um dos afluentes do rio Subaúma.

“Os primeiros moradores cultivavam arroz devido à riqueza hídrica”, diz Maria José Almeida de Jesus, 45 anos, bióloga e presidente da associação de moradores local. […] “A recuperação da cabeceira já é percebida pelos moradores, principalmente em período de seca, e é extremamente importante, porque garante mais uma fonte para as 82 famílias da comunidade, que atualmente precisam do poço artesiano para ter água em suas casas”, informa a bióloga.

Portal CicloVivo 25/3/2021

Projetos semelhantes são desenvolvidos em outras 16 comunidades da região com a finalidade de regenerar mananciais das bacias dos rios Subaúma, Catu e Sauípe. No total, 1.600 pessoas trabalham na restauração de cerca de 12 áreas.

Em 2022 a empresa anunciou o compromisso de conservar ou, em alguns casos, restaurar 1 hectare para cada hectare destinado à produção de celulose. Ela firmou uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica no âmbito do programa Florestas do Futuro, para apoiar ações de restauração de área de preservação permanente e reserva legal, visando à formação de corredores ecológicos. Até setembro de 2023 já haviam sido plantadas 77 mil mudas em propriedades de parceiros da empresa nos municípios paulistas de Botucatu, Agudos e Piratininga.

Outra parceria foi firmada com o governo do estado do Mato Grosso do Sul. Serão beneficiados dois parques estaduais em Campo Grande (Prosa e Mata dos Segredos), assim como o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas.

Nesse contexto, a Bracell lançou, em setembro de 2022, o Programa de Recuperação Ambiental que visa recuperar mais de 3 mil hectares em 47 municípios via plantio em antigas áreas de pastagens e enriquecimento de áreas que passam por regeneração natural. Dentre outras áreas, serão recuperadas nascentes da Bacia do rio Pardo, em Botucatu/SP, e do rio Batalha, em Agudos/SP. Até o fim do ano há previsão de plantio de mais de 190 mil mudas nativas em pelo menos 100 hectares.

Saiba mais

Localização:

Entre Rios/BA, Botucatu e Agudos/SP