Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Projeto lançado em 2016 numa parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, para promover restauração florestal em 248 hectares em quatro propriedades do Santuário.

“As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, hoje são apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté. As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos”, afirma Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.

Divulgação da Fundação SOS Mata Atlântica, abril de 2018

Uma das propriedades da Igreja que estão sendo restauradas, a Fazenda Santana, tinha recebido 282 mil mudas nativas até o início de 2024. Em outra área próxima, a Fazenda São José recebeu outras 187 mil no mesmo período. O projeto também se estendeu a outras áreas, como a Fazenda Sobradinho, em Taubaté.

Os plantios na região foram realizados por meio do programa Florestas do Futuro, mantido pela SOS Mata Atlântica, desde 2004. O modelo reúne a sociedade civil organizada, iniciativa privada, proprietários de terras e poder público em projetos participativos de restauração florestal. Além das pessoas físicas, as empresas podem colaborar de duas maneiras: como participação voluntária ou compensação obrigatória no Estado de São Paulo via Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA).

Página 22, fevereiro de 2024

A iniciativa também tem um componente educacional que inclui a formação de professores da rede municipal, padres e funcionários da Arquidiocese.

Saiba mais

Localização:

Aparecida do Norte e Taubaté/SP