IBIO

Entidade criada em 2002 por Erling Lorentzen e Eliezer Batista, em parceria com grandes empresas e entidades ambientais, para promover a captação, planejamento e gestão de recursos públicos e privados. Desde 2011 o IBIO atua como Agência da Bacia do Rio Doce, por meio de contratos de gestão com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Dentre os seus projetos ligados à restauração da Mata Atlântica, merecem destaque o Território Sustentável Ribeirão do Boi, o Programa de Disponibilidade de Água da Bacia do Rio Doce, o Corredor Ecológico Muriqui, o Corredor Ecológico Pau Brasil – Monte Pascoal e a iniciativa de recuperação do Parque Estadual da Pedra Branca.

Um arranjo ambiental, fomentado pelo IBIO, chegou à marca de 500 produtores rurais contemplados, em 10 cidades do Espírito Santo, pertencentes à Bacia do Rio Doce. A ação, que conta com recursos do Programa de Recomposição de Apps e Nascentes, dos CBHs Doce, Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas do Rio Doce; da empresa The Nature Conservancy (TNC) e do Governo do Estado do Espírito Santo, através do Programa Reflorestar; resultará no aumento da cobertura florestal de uma área de aproximadamente 1500 hectares e em investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Divulgação IBIO, 2018

Saiba mais

Localização:

Vale do Rio Doce (Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia)