Instituto OndAzul

Entidade fundada originalmente pelo cantor e compositor Gilberto Gil na Bahia e posteriormente transferida para o Rio. Ela atua em projetos socioambientais diversos e na recuperação de áreas degradadas, sobretudo mangues.

No início de 2023, ele desenvolvia os projetos: Guanamangue, que visa  desenvolver estudos e estratégias de fortalecimento da APA de Guapi-Mirim (APA), Estação Ecológica da Guanabara e o Parque Natural Municipal Barão de Mauá; Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares e Cidades Verdes.

Seu projeto Mangue Vivo ajudou a recuperar 90 hectares na Baía da Guanabara, dentre 116 ha atingidos por óleo na região de Magé, particularmente afetado por um dos maiores derramamentos de petróleo do país, ocorrido em 2000, devido ao rompimento de um duto da Petrobras. O projeto levou à criação do Parque Natural Municipal Barão de Mauá.

É possível encontrar árvores com cerca de 20 metros de altura. No caminho, se nota também uma assustadora população de caranguejos que, segundo Adeimantus, se distribuem entre mais de 10 espécies diferentes. Também usufruem do ambiente cerca de 100 espécies de aves, entre residentes e migrantes, além de mamíferos como o mão-pelada (guaxinim) e o furão.

A exuberância da vegetação, no entanto, ainda não esconde todas as marcas do desastre. É possível notar pequenas poças onde há presença de óleo. 

Agência Brasil, 19/8/2018

Saiba mais

Localização:

Rio de Janeiro/RJ (sede)

Telefone:

(21) 2551-7215

E-mail:

projetos@ondazul.org.br