Pomar BH

Projeto criado em 2017 para a revitalização de áreas públicas com o plantio de árvores frutíferas. Ele promove mutirões em terrenos de escolas, praças e ruas de Belo Horizonte. Também oferece oficinas de conscientização, que incluem a criação de minhocários e gotejadores a serem usados no cultivo. Até outubro de 2020 já havia plantado 1.800 árvores pela cidade.

O Projeto Pomar BH nasceu da percepção que a população urbana estava perdendo contato com uma série de frutas que costumavam ser colhidas nos jardins dos seus avós.

Nas calçadas ou divisas dos lotes era comum se ver pés de manga, abacate, goiaba, acerola, jabuticaba, laranja, jambo, romã, etc. […] Por consequência dessa prática havia mais sombras para as pessoas descansarem, faziam até piquenique na época, havia mais água no solo, os animais eram vistos com mais frequências como os pássaros, micos e etc., matava a fome de pessoa comendo as frutas, o clima era melhor pois não tínhamos muitos casos de doenças respiratórias naquela época. […] Antônio [Lages, fundador do projeto] percebeu que tinha que fazer algo para mudar a começar por resignificar a relação das crianças com a árvore principalmente com a árvore frutífera pois já existe vários estudos que mostra como as crianças estão perdendo a relação com a natureza, pois hoje em dia as crianças pensam que as frutas vêm do sacolão.

Histórico do projeto

Saiba mais

Localização:

Belo Horizonte/MG