Bosques de Heidelberg

Projeto de recuperação particularmente inovador por unir parceiros locais, liderados pela Apremavi, e de Heidelberg, na Alemanha. Desde 1999, ele promoveu o plantio de mais de 110 mil árvores nativas de Mata Atlântica, formando mais de 90 bosques em 17 cidades.

O principal parceiro da Apremavi do lado alemão é a ONG Bund (Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland), criada em 1976 com foco em educação ambiental. Grande parte dos recursos que o Bund canaliza para para este projeto vem de campanhas de arrecadação promovidas por alunos das escolas municipais de Heidelberg. Eles vendem panquecas, bolos e produtos natalinos e substituem a troca de presentes pela compra de certificados de plantio. O engajamento dos alunos alemães tem se mantido ao longo do tempo em parte graças às visitas periódicas de representantes da Apremavi. Desde 2008 eles promovem palestras nas escolas de Heidelberg. A Apremavi também recebe estagiários e visitantes a conhecer seus projetos em Santa Catarina.

Em agosto de 2022 um novo Bosque de Heidelberg foi implementado na comunidade de Santa Rita em Pouso Redondo/SC, com o plantio de 1.500 mudas de espécies frutíferas nativas numa área com plantio total e mais 1.000 mudas de erva-mate e palmito numa área de enriquecimento.

Saiba mais

Localização:

Atalanta e 16 outras cidades de Santa Catarina