A entidade, dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas, desenvolve uma série de iniciativas de restauração no Pantanal.
Uma delas é o programa Corredor Azul, em parceria com o Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan). A iniciativa visa proteger a saúde e conectividade do Sistema Paraná-Paraguai. Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, passando pela Bolívia e Paraguai até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, o Sistema Paraná-Paraguai (Corredor Azul) é um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo.
Outra iniciativa desenvolvida pelo Wetlands International Brasil é o projeto-piloto Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras. Ele está sendo executado pelo Mupan em conjunto com o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU) e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. O projeto conta com o financiamento do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Em junho de 2023, a Wetlands International Brasil lançou o Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal, que visa promover a restauração do campo nativo graças a um modelo produtivo mais sustentável. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e pecuaristas do Pantanal.
Saiba mais
- “Para evitar as catástrofes ocorridas em 2020, projeto de Recuperação amplia ações com foco na prevenção de incêndios no Pantanal” – divulgação da Wetlands International, 10/5/2021
- “Projeto analisa áreas degradadas pelo fogo no Pantanal para futura recuperação da paisagem” – artigo de Lúcio Borges no portal EnfoqueMS, 28/5/2021
- “Protocolo de Boas Práticas Pecuárias no Pantanal é lançado em Poconé (MT)” – Capivara News, 22/6/2023
Localização:
Telefone:
E-mail: