O Projeto Ecológico de Longa Duração Sítio Parque Nacional do Catimbau (Peld Catimbau), conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE, inclui uma série de pesquisas sobre a restauração ecológica e sustentável da Caatinga. Eles replicaram técnicas testadas com sucesso por pesquisadores do Laboratório de Ecologia da Restauração (LER), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN na Floresta Nacional de Açu.
Um dos seus desdobramentos foi a criação da Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe, fomentada pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).
Viveiro
A unidade de conservação também mantém um arboreto especializado em Caatingas de areia e Matas secas, que produz mudas para o enriquecimento da biodiversidade da unidade de conservação.
Saiba mais
- “ICMBio adquire propriedade que oferece apoio logístico ao Peld-Catimbau” – divulgação do Peld-Catimbau – 21/8/2020 (link quebrado)
- “Arboreto da flora nobre das Caatingas de areia e Matas secas é criado no Parque Nacional do Catimbau” – divulgação do PELD Catimbau, 27/7/2020 (link quebrado)
- “Um método eficaz para reflorestar a Caatinga” – artigo de Luis Patriani no Portal eCycle – 29/4/2021
Localização:
Espécies com que trabalha: