Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

O IRPAA desenvolve, desde 2009, o Projeto Recaatingamento de combate à desertificação por meio do uso sustentável dos recursos naturais da Caatinga. Ele promoveu capacitação de agentes ambientais em pelo menos 35 comunidades rurais do norte da Bahia. Também houve capacitação para geração de renda via processamento de frutos silvestres, como umbu e maracujá-do-mato.

O Programa Recaatingamento também promoveu a construção participativa de Planos de Manejo Ambiental Sustentável e Planos de Manejo do Rebanho com o objetivo de conservar e restaurar o bioma, e evitar o super-pastoreio. Cerca de 600 famílias foram engajadas na iniciativa.

Invertendo a lógica dos currais, a comunidade de Lages das Aroeiras estendeu 2 quilômetros de arame em torno de 21 hectares de Caatinga com o único objetivo de manter cabras, ovelhas e bodes do lado de fora. Outras 34 comunidades no norte da Bahia fizeram o mesmo, e agora já são 1.500 hectares de sertão cercados. […]

“A partir de dez anos de isolamento, você percebe mudanças na paisagem”, diz Moacir [José Moacir dos Santos, presidente do IRPAA]. “A primeira delas é o tamanho das plantas que já existem.” Livres das cabras, novos brotos viram árvores, que lançam suas sementes no chão e fazem germinar outros vegetais. “Vemos também maior quantidade de plantas rasteiras, que são importantes para manter o solo coberto e evitar a perda de água para evaporação. Isso possibilita que novas plantas se desenvolvam naquele ambiente.” […]

Outra técnica é a escarificação, que consiste em criar vários cortes no solo numa área de declive, que agem como curvas de nível. Quem explica é Vanderlei [Leite, articulador das ações do IRPAA no município de Canudos] : “A água antes vinha embora ligeira, com muita força. Com a escarificação, ela bate numa curva de nível e amortece a velocidade. Em cada corte, você pode plantar macambiras, que ajudam a segurar a água”.

Mongabay, novembro de 2023

Vale notar que a Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) desenvolve um projeto de mesmo nome para expandir a presença do umbu no estado.

Saiba mais

Localização:

Juazeiro/CE (sede) e Abaré, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho e Uauá/BA

E-mail:

irpaa@irpaa.org